segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Quem? Buddha? Esse não é o Gordo?

acho que quando realizamos alguma actividade escolar, como um trabalho de pesquisa, temos sempre de retirar proveito dessa pesquisa e aprender sobre o tema em questão para tornar mais vastos os nossos conhecimentos sobre os assuntos. na disciplina de E.M.R.C, foi pedido para que nos juntassemos em grupos de 4, e pesquisar sobre uma das 5 grandes religiões (Hinduísmo, Budismo, Cristianismo, Judaísmo e Islamismo). Fiz o meu grupo, sem pedir a opinião dos restantes membros e ficaram de certa forma contentes com a minha escolha.(risos). o meu grupo era então formado pela kevin, olga, rodolfo e eu. o professor coordenador da disciplina fez pequenos papeis com o noma de cada religião para que tirassemos à sorte. cruzei os dedos, tirei o papelinho, e com a minha sorte, calhou aquilo que eu queria, o budismo! então a partir daí comecaram as pesquisas e vou mostrar de seguida a informação que acho de relevância para o conhecimento e um aumento de cultura da parte de qualquer um.

O budismo é um dos fenómenos mais antigos do mundo. É a quarta religião depois do Cristianismo, do Judaísmo e do Hinduísmo. O Budismo não é propriamente uma religião mas mais uma filosofia de vida, visto que, no centro da sua mensagem está o homem; Deus fica numa enigmática penumbra.

O objectivo do Budismo – não é a fusão em Brama (o Absoluto), nem a união com Deus, mas chegar ao Nirvana que significa apagar os fogos da saudade e do apego (este pode ser atingido nesta vida). Ensina a via para fugir ao sofrimento e à dor.

Um dos princípios fundamentais do budismo é o desenvolvimento de uma atitude de compaixão ou benevolência, de amor, e de comunidade com todos os seres vivos, sem ferir, ofender ou depreciar nenhum deles.

Acho que esta é a informação mais importante acerca desta religião, que afinal não é religião concreta. Estranho, para perceber isto, só mesmo sendo monge, ou então aproveitar ir a lisboa ou algarve e tentar penetrar num templo budista.


1 comentário:

  1. é sempre bom aprendermos coisas novas, agora impingires ao Kevino e à Folga para serem do teu grupo, ha e ao Rodolfo... xD xD

    ResponderEliminar